A creatinina é um produto do metabolismo muscular (figura 1).  Todos temos creatinina na corrente sanguínea. Como a produção é constante e ela é excretada apenas pelo rim, o aumento da creatinina normalmente sugere pior função do rim.


Figura 1 : metabolismo da creatinina

Mas, ATENÇÃO = como a creatinina depende da idade e massa muscular = não é o exame definitivo para avaliar o rim. Além da creatinina, temos que saber quanto o rim filtra de sangue por minuto = Taxa de filtração glomerular (TFG) ( figura 2)

A TFG pode ser estimada pelos seguintes exames:

  - Clearance de Creatinina na urina de 24 horas ou

 - Através de Fórmulas matemáticas estabelecidas (exemplo EPI – CKD)


Figura 2: creatinina e TFG em diferentes biótipos

Uma importante aplicação da creatinina e da TFG é para o diagnóstico da Doença Renal Crônica, que é ocorre quando o paciente tem a TFG < 60 ml/min por mais e 3 meses. Nos exemplos da figura 2 , todos os personagens tem creatinina igual , mas qual deles provavelmente tem a Doença Renal Crônica?  É importante lembrar que o paciente também tem disfunção renal crônica quando tem proteína na urina ou uma alteração do rim vista no ultrassom por mais de 3 meses.

A creatinina também pode subir nos casos em que os pacientes apresentam perda rápida e potencialmente reversível da função renal , o que chamamos de insuficiência renal aguda.

Se você tem hipertensão arterial e/ou diabetes ou tem alguém na família com doença renal é importante falar com seu médico para realizar a dosagem da creatinina e a estimativa da TFG. Pense na sua saúde renal.

Para maiores informações sobre doenças renais acesse:

- https://www.facebook.com/adrianonefro/

          - http://www.adrianonefro.com.br/